Translate

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Charles Darwin


Charles Darwin foi um naturalista inglês que nasceu no início do século XIX. Vindo de família de cientista, como seu pai que era físico e seu avô que também era naturalista, perdeu a mãe logo muito cedo. Com apenas 16 anos anos de idade deixou sua cidade natal para estudar medicina na Universidade de Edingurh. Por realizar cirurgias sem uso de anestesias, que até então eram desconhecidas, transferiu-se para a Universidade de Cambridge com intuito de se tornar clérigo incentivado por seu pai. Desgostoso da vida religiosa aceitou participar de uma expedição abordo do Navio Beagle, onde passou cinco anos navegando pela costa do Pacífico e pela América do Sul (incluindo o Brasil).
Darwin foi chamado para essa expedição para exercer as funções de geólogo, botânico, zoologista e homem de ciência. Essa expedição fora fundamental para sua vida de pesquisador e escritor. Diz ele em seu livro: 
"as relações geológicas que existem entre a fauna extinta da América meridional, assim como certos fatos relativos à distribuição dos seres organizados que povoam este continente, impressionaram-me profundamente quando da minha viagem a bordo do Beagle, na condição de naturalista. Estes fatos (...) parecem lançar alguma luz sobre a origem das espécies (...) julguei que, acumulando pacientemente todos os dados relativos a este assunto e examinando-os sob todos os aspectos, poderia, talvez, elucidar esta questão".
PINTURA DO NAVIO BEAGLE

 Durante toda a sua vida, por onde quer que fosse, Darwin recolhia e guardava rochas, plantas e animais (fósseis ou vivos). Após sua volta à Inglaterra iniciou anotações sobre a evolução, reunindo dados sobre a variação das espécies, começando então os primeiros passos para A Origem das Espécies. As pesquisas feitas em sua viagem abordo do Beagle, pelo naturalista, é que fundamentaram sua Teoria da Evolução que foi a base para o Livro A Origem das Espécies que foi publicado em 1859 e mudava a crença contemporânea sobre a origem da Terra e dos seres. Nesta obra Darwin defende duas teorias: a da evolução biológica e a de que essa evolução acontece por seleção natural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário